sábado, 8 de outubro de 2011

Os pontos da carne

Achar o ponto de uma carne grelhada é uma tarefa que depende de tempo e calor. Basicamente no fogo alto ela vai grelhar por fora e ficar mal passada por dentro. Se o fogo for baixo ela vai atingir o ponto com menor diferença. Porém se a temperatura for baixa demais e estiver numa frigideira ela vai juntar água e cozinhar, em vez de grelhar. Então eis algumas coisas a serem levadas em conta quando for grelhar uma carne: 

1. Parto do princípio que o corte seja alto, com, no mínimo 2 cm de altura. 
2. Aquecer bem a grelha, o teste da água vale a pena: coloque um pouco de água (uma colher de sopa) sobre a panela. Se ela se comportar feito mercurio é por que a temperatura está boa. Isto quer dizer que as moléculas de metal estão bastante agitadas.
3. Adicione óleo ou besunte a carne com óleo, junto com sal e pimenta.
4. Coloque a carne sobre a frigideira, grelha, sautese etc. 
5. Não fique mexendo, virando a carne e coisa e tal. O negócio é virar apenas uma vez. E quando for fazer, colocar a carne na marca deixada na frigideira.
6. Quando começar a verter sange na parte de cima da carne é que o centro está quente. Pode virar.
7. Virou? Aguarde um pouco mais.
8. E é aí que entra o macete da mão. É assim, você enconsta o dedão no indicador. Com a outra mão você aperta logo abaixo do dedão, onde a flecha indica. Daí você vê a resistência da carne e compara com a própria mão. Veja as fotos.

Mal passado, macio.

Ao ponto, médio.

Bem passado, duro.

Esturricado, tijolo.
Vale lembrar que quanto mais bem passado menos gosto da carne se sente. Por isso é que nos restaurantes a carne bem passada é a mais velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário