quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Frico con patate


Está aí a receita do frico con patate, que o meu amigo, Maurício Moro pediu. Eu escrevi de maneira didática que é para todos entenderem e testarem em casa. A foto acima é da produção que fiz, só que está montada no prato, eu passei o vazador para que ficasse interessante. A parte de cima deveria ter gratinado. Espero que você goste, Maurício! Um grande abraço.

Frico con Patate
Ingredientes
Manteiga 60gr
Cebola 250gr
Batata 400gr
Caldo de frango 500ml
Queijo Montasio 500gr

Caldo de frango
Caraça de frango 1 unidade
Cebola 100gr
Cenoura 50gr
Salsão 50gr

Modo de preparo
1.    Fazer caldo de frango. Corte grosseiramente a cebola, cenoura e salsão. Refogue com azeite de oliva e adicione água e depois a carcaça de frango.
2.    Refogue a cebola cortada em metade de anéis (emmincé). Reserve
3.    Descasque e corte as batatas em rodelas bem finas (até 3mm). Doure-as dos dois lados. Acrescente o caldo e cozinhe até ficarem macias.
4.    Transfira as batatas e a cebola para uma forma, formando uma só altura e cobrindo por toda a forma.
5.    Coloque o queijo em fatias finas em cima da batata. Leve ao forno até o queijo derreter por igual. Se juntar gordura, retire o excesso. Continue assando até que a borda fique dourada.

Obs.: Se não achar o montasio, pode substituir pelo fontina. E se não tiver fontina, dá para substituir por mozzarela (350gr) e gruyére (150gr).
Se tiver uma frigideira que possa ir no forno (sem cabo que derreta, de plástico, madeira e tal) a montagem pode ser feita numa frigideira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário