sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cozinha do Litoral Nordestino

Do sertão ao mar, as produções passaram do uso de carne de sol e alimentos substanciosos para frutos do mar, sem, no entanto, perder a força. Mas o que não muda é o uso da farinha de mandioca e o coentro. Para mim, que sou do sul, não estou acostumado com isso. Não tenho problemas com coentro, ao contrário dos meus conterrâneos, que, quando vou fazer moqueca pedem para eu não colocar no prato. Daí eu faço peixada, não moqueca. A Bahia também se destaca do nordeste pelo uso desenfreado do azeite de dendê e pela forte ligação com a religião e do sincretismo religiosos. Essa mistura acarretou no nascimento de pratos brasileiros. Aliado a isso,  o bairrismo bahiano lançou a gastronomia nordestina e em especial a baihana como uma culinária emblemática do Brasil. Bem vamos as fotos.

Preparando o acarajé

Molha a colher e faz o bolo.

Acarajés sendo fritos




Bobó de camarão


Peixada cearense

Moqueca baiana

Acarajé com os acompanhamentos: em sentido horário, vatapá, pimenta, molho de tomate e camarão.


Feijão doce, vatapá e caruru

Farofa de dendê

Quindim de iaiá

Caldo de sururu

Nenhum comentário:

Postar um comentário