terça-feira, 16 de agosto de 2011

Umbria, Marche, Abruzzo e Molise

Estas foram as regiões contempladas na aula de hoje. Além disso houveram algumas mudanças, antes eu dividia a praça com o Luiz e o Fábio. Aquele é doutor em nutrição e não tem pretensões imediatas de cozinhar profissionalmente, a idéia dele em fazer o CCI é para se preparar para o ano que vem, pois terá a disciplina de gastronomia na FATEC de Marília, onde ele leciona. A parte boa é que ele tem uma percepção e maturidade boa. A parte ruim é que ele não tem muita pressa. O Fábio veio do Senac de Santo Amaro e tá indo bem, poderia melhrorar. Foda mesmo foi que em todos os dias até ontem quase todas as praças entregavam mais ou menos no horário estipulado, porém demoravamos muito para limpeza, o que significava que estavamos desorganizados. Hoje a professora Mariana mudou as praças, e, de alguma forma foi melhor. Além disso a aula teórica foi mais breve, o que nos deixou pelo menos com uma hora para cozinhar. Daí deu tudo certo. Desta vez dividi a praça com o Maeta, um cara que já fez o curso básico no Grande Hotel e que pretende trabalhar com isso depois. Ele é muito dinâmico e ultra rápido. Quem também estava na praça era a Clodomira, que se apresenta como a confeiteira de plantão, mas que está dando conta de doces e salgados. E a Lidiane, que nadava sempre, e depois de uma conversa e outra com a prof. Mariana, resolveu focar o trabalho e surpreendeu com uma sopa de lentilhas super boa. 

As produções de hoje foram: Olive all'ascolana, Stracci al fruti di mare e zafferano, Zuppa de lenticchie alla montanara, Calamari ripieni, Filetto de maialino alla rossini e Parosso.

Filetto de maialino alla rossini.
Filé mignon de porco com presunto cru, gratinado com molho bechamel e servido sobre uma torrada e molho de porco. O nome e uma homenagem ao compositor Gioacchino Rossini.

Zuppa de lenticchie alla montanara
Esta é uma sopa de lentilha com castanhas e bacon originária de Abruzzo.


Stracci al frutti di mare e zafferano
Igualmente originaria de Abruzzo, o stracci difere do papardelle pois é mais curto, este tem uns 20 cm de comprimento, aquele, 10 cm. Foi usado vongole, mexilhão, camarão, açafrão e vinho branco.

Olive all'ascolana
Acima está o prato de azeitonas recheadas, orignário de Marche. É um pouco trabalhoso, pois as azeitonas verdes foram descaroçadas com a faca, passando ela ao redor do caroço, a fim de poder rechear com as carnes refogadas e processadas. Depois ela é empanada e servida como vocês estão vendo. Mas vale o trabalho.

Parrozzo
Este bolo de Abruzzo é uma sobremesa de Natal, de massa branca com amendoas e depois coberta com ganache. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário