quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cozinha Mediterrânea: Espanha

Depois do evento do módulo de cozinha italiana veio o módulo de cozinha mediterrânea. Espanha, Portugal, Marrocos, Turquia, Grécia e Líbano. A Itália e França possuem módulos específicos, daí elas não entraram.

Na terça e quarta-feira rolou culinária espanhola, fizemos, no primeiro dia, Tortilla de batatas, ao forno, gazpacho, lulas na tinta e tamboril com batatas. No segundo dia fizemos croquetes de presunto cru, paella valenciana, de pescados e pão de figos. Escolhi fazer a valenciana, pois é um pouco diferente daquelas que estava acostumado a fazer. Daí fiz uma série de fotos a lá passo-a-passo. Ei-las:

Gazpacho

Lulas recheadas na própria tinta (jibias em su tinta)

Tortilla e patatas

Tamboril com batadas e caldo de açafrão (Allipebre de rape)

Tortillas de horno
 Agora as fotos da paella valenciana, que leva frango, coelho, favas, vagem, arroz, tomate, alho, açafrão, salsinha, óleo de oliva, caldo, sal, pimenta e alecrim.

Eis o mise-en-place, faltam as carnes.
Começa com a caramelización, que é refogar o coelho e o frango e os vegetais.

Agora os vegetais. (sponsored by OXO)

Agora vai o alho, azeite e páprika. Chama-se sofritto.


Adicionar o caldo feito com as carcaças do coelho, frango, cebola, salsinha e cenoura. Deixar cozinhar em fogo brando até secar o arroz.

Pronto! Paella Valenciana.

A paella é um prato camponês, que se usa arroz, azeite de oliva, vegetais, carne e açafrão. É feito no campo, sob fogo de chão e o cozinheiro tem de demonstrar habilidade em lidar com um ingrediente delicado como o açafrão e ao mesmo tempo, virilidade ao lidar com fogo. O utensílio usado para cozinhar o prato chama-se paella, daí o nome. O arroz utilizado é o arroz bomba, aqui pode ser substituído pelo arroz cateto. E o mais interessante é que o arroz tem três pontos, no fundo, o arroz é um pouco queimado, no meio o arroz é macio e em cima, o arroz é al dente. 

Ficou faltando as fotos das croquetas, pan de higos e o javali, mas deu pau e amanhã eu resolvo isso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário