quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Semana Mesa SP

Nos dias 25 a 28 de outubro aconteceu o Semana Mesa SP, realizado pela Revista Prazeres da Mesa e o SENAC. O evento era dividido em dois, o Prazeres da Mesa e o Mesa ao Vivo. Neste ano o tema foi "Italia-Brasil: a caminho de uma cozinha conscietne". É aí que entra a ALMA, a escola de cozinha da Itália que é parceira do SENAC.

No Prazeres da Mesa aconteciam palestras com os chefs brasileiros e italianos sobre a atualidade da gastronomia no Brasil e o que a italianada tem feito por lá. Infelizmente não fui. Minha participação foi no Mesa ao Vivo, que era uma feira de produtores e aconteciam workshops com os chefs que deram as palestras, nem todos, mas a maioria. Lá eu fiquei ajudando os chefs a preparaem as apresentações para as oficinas, que eram demonstrações de receitas. Eu e a Tina conseguimos sensibilizar a Coordenadora para jogar as aulas para outras datas, afim de que pudessemos ficar a semana inteira em São Paulo sem correr o risco de faltar aulas, afinal nós tinhamos sido selecionados para ir trabalhar no Senac de Santo Amaro e levariamos o nome do nosso campus.

Teve outra seleção para o cocktail de abertura (para 1500 pessoas), que foi na terça feira, dia 25. Quem estava lá cozinhando foi o Gustavo e o Luiz, que serviram mini piadinas de figado à veneziana. Realmente ficaram superboas e deliciosas. Alem deles mais duas duplas foram selecionadas daqui de Águas de São Pedro (vou ficar devendo os nomes). Na segunda-feira teve o jantar das origens, que foi no Terraço Itália, com uma pá de puta chefs italianos, no total 10, com estrelas Michelin e tudo mais. E quem estava lá ajudando foi a Carolina, confeiteira de mão cheia, que estudou na ALMA e tem o blog Caramelodrama e também faz as sobremesas do Culinária Afetiva.
Para o Mesa ao Vivo foram a Cristina, o Edley, a Bia, o Antonio e eu. Chegamos na quarta-feira bem cedo e nos reunimos com a professora Carolina, que explicou como seria o ritmo de trabalho. Basicamente era pré preparar as receitas antes dos chefs e ajudá-los até a apresentação. Eu trabalhei no primeiro dia com o chef Danio Braga, do Locanda della Mimosa (RJ), que fez um couscus de camarão e feijões pretos e vinagrete de morango (link aqui). No segundo dia ajudei a Mariana Sato e o Luiz Yscava, chefs e professores do SENAC de Campos do Jordão. Eles fizeram um peixe em texturas (link aqui), sashimi, grelhado, ceviche, espuma e pérolas de peixe. Uma puta produção, meticulosa e bem apresentada. Na sexta-feira foi o dia da apresentação do chef executivo do restaurante Engenho das Águas do Grande Hotel Senac de Águas de São Pedro, Jorge da Hora. Ele também foi meu professor de cozinha brasileira, para quem não leu os posts anteriors. O prato foi "Taioba em Black Tie". Taioba é uma planta que é utilizada para decoração, cuja folha e raiz são comestiveis. Ele fez um purê de banana da terra e cará junto com camarões e coentro. Enrolou isso na taioba e colocou noforno. Daí serviu com um molho de caju e maracujá. Foi foda pracaralho! Todos os alunos de Águas foram assistí-lo.

Além disso, dei uma pescoçada na feira, só que na surdina, pois infelizmente não nos deram passe para tanto. Achei que ia rolar, mas daí dei um rolê mesmo assim. O mesmo aconteceu com as palestras, e preferi nem ir lá, bem como não comprar o ingresso pois o preço era relativamente caro. Segundo soube, o Madrid Fúsion era mais barato. 

De tudo que vi e fiz, o balanço é evidentemene positivo. Percebi que quanto mais cozinho mais preciso cozinhar. Achei que não iria aguentar o pique, mas chegava em casa com gas total, cansado mas com a mente a mil por hora. Cheguei a conclusão que a gastronomia vai além de Alex Atala e DOMs da vida. Que o céu é o limite e conheci várias pessoas interessantes. Quanto a gastronomia, seja alta ou baixa, o que se fala agora é a simplicidade e o apego às origens, valor que eu me identifico muito. Isso tudo reflete muito a minha experiência tanto no Mesa ao Vivo quanto no curso CCI, seja pelo intercâmbio com os outros cozinheiros, seja pelo apfrodundamento na atividade.

Precisaria de muitos posts para relatar o que aconteceu por lá, mas por hora é isso, pessoal.

Programação do Mesa ao Vivo

O caminho das cozinhas era assim, com bolas coloridas.

Eu e Carol

Nhoque de queijo de cabra e pesto de manjericão



Danio Braga
Ana Beatriz, Danio Braga, Tina Purcell e eu

Marcela, eu e Tina

Papel de tomate
Edley, Misquci e Tina





Marine, eu e Luis

Peixe em texturas

Antonio saindo da sala de equipamentos

Vista geral do Mesa ao Vivo
Alunos que concorriam no Talento ao Vivo, tinham de fazer na hora uma receita a paritr de ingredientes apresentados pelo Senac.

Lucas e Thais

Jorge e Luciana, do almoxarifado, resolvendo pendências

Assim é que os funcionários se locomovem pelo campus

Jorge da Hora em ação
Enrolando a taioba

Pratos do Talento ao Vivo

Tina, Jorge e Edley

A coordenadora do Senac de Águas de São Pedro anotanto e postanto fotos.

Clique na imagem para ampliar.

Taioba em Black tie

Eu, Edley, Tina, Jorge e Antonio
Bianca e Carol

Bianca preparando um spaghetti com ostras

Jorge montando o prato para foto

Taioba em Black tie

Tina e Wanderson, chef do Picuí


Tina, eu e Carina


Nenhum comentário:

Postar um comentário