terça-feira, 8 de novembro de 2011

O México é aqui


Ou melhor, o México foi aqui. Semana passada foi feriado do dia dos mortos e, não por acaso, teve módulo de cozinha mexicana. A cozinha desse país pré-colombiano é muito mais rica do que se vende nos restaurantes mexicanos, aliás nos restaurantes tex-mex. Vale lembrar que o Texas foi do México até não me lembro quando. Daí a semelhança da cozinhas. Vou citar algumas das contribuições mexicanas para  culinária mundial: tomate, bauninlha, chocolate, milho, pimentas e, é claro, tequila. Cada um dos ingredientes tem uma história genial. O chocolate era bebido em forma líquida e amargo. Quem já provou chocolate com 90% de cacau sabe o que estou falando. O milho sofre um processo chamado de nixtamalização, que é a adição do milho numa solução de cal virgem para aumentar o conteúdo proteico. E assim vai.

 Esta é a Capirotada, um pudim feito de pão adormecido que é umedecido com calda de açucar e leite, daí vai ao forno para derreter o queijo.



Ambos acima são Chiles Poblanos Relleños com Picadillo de Rés, o que vem a ser pimentões poblanos (aqui a gente usou pimentão verde) recheados com picadinho de carne de gado. 

 Este é o Camarão à Mexicana, que leva um molho de tomate picante, claro.

Este aqui é o Huevo en Rabo de Mestiza, cuja tradução não deva ser Ovos no Cu da Japa. Quem tiver versão melhor, avise nos comentários. Aqui os ovos são feitos no molho de tomate e pimentão e coberto com queijo branco e servido sobre a tortilla.


 Este é o tamal, que vem a ser parecido com a pamonha, só que salgada e recheada com farngo e guarnecida com molho de tomate. O legal desse prato é que o molho é feito com tomates e cebolas assadas, daí confere um sabor característico.

 Este é o Salpicon de Cerdo, o que vem as ser Picadinho de Porco, servido com rabanetes e salada verde.

 Aqui está o Pico de Gallo, que pode ser apimentado ou não, com ou sem tomate, mas nunca pode deixar de ter coentro.

 Esta é a Salsa de Pinha, ou molho de abacaxi. Não é apimentado e bem saboroso.


 Aqui está o clássico Mole Poblano, ou Molho de Puebla, cidade de origem do molho a base de trocentos temperos e chocolate. Diz a história que umas freiras iam receber uma visista importante e tal, mas não tinham nada e daí fizeram a rapa da dispensa e chegaram a esse molho. Geralmente é sevido com peru, mas vai bem com outras carnes brancas. O gosto é um pouco esquisito.

 Chilli con carne, que dispensa apresentações. Ah, e todas as tortillas foram feitas no laboratório mesmo!
 Guacamole

 Taco com aquele picadinho de porco, ficou um tesão.


 Esta é a guarnição da sopa composta de abacate, tortillas, pimenta frita e queijo.

 Esta é a sopa de tortillas, que leva tomate e limões.

 Estas são as Enchiladas Rojas, que são tortillas de milho, recheadas com frango desfiado e cobertas com molho de tomate, nata e cebola. E depois vai ao forno.

 Ceviche, cebiche, cevixe e assim por diante.

 Salada com frutas e vinagrete de mel.

Torta imperial

Ficaram faltando as fotos do frango com molho de amendoim, salpicón frio, mariscos em água de coco, huevos mortuleños, Tikin Xic Pescado e Dulce de camote. Mas assim que a Tina me ceder as fotos, eu publico. E como não poderia deixar de ser esse módulo lembrou bastante meus amigos Rafael Trucker Fernandes e a Camile Fernandes. Hasta la vista chico e chica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário