quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Cozinha Francesa, parte II

"Prefiro comer capim", exclamou a Lydiane ao chef Jorge da Hora ao questioná-la ela a respeito de não provar determinados pratos, dobradinha por exemplo. Eu mesmo, outro dia, falei para ela que tinha um paladar de criança, pois a dieta dela resmiria-se a bacon, charque e coisas do tipo. Frutos do mar, nem a pau. Peixe, só de água doce, e olhe lá. 

Já no primeiro dia de aula, estava a aprendiz de feiticeira junto a chef Ludimila, que também defende que temos de provar tudo que é comível, revelando seu paladar míope, pois já provara e reprovara fois gras. Eu estava ao lado não me segurei e disse para a chef que por via das dúvidas daria para levar para ela um maço de capim, em alusão ao episódio equino. 

Pois bem, hoje fizemos produções da região Central e dos Alpes (Borgogne, Franche-Comté, Rhône, Alpes, Centre e Limousin). E, dentre o boef borguignon, pain d'epices e sorvete de baunilha, estavam a rã e o escargot. Daí até pensei em fazer uma aposta para ver o que acontecia com nossa colega das panelas, mas era muita torpeza levar o bolão adiante. Eis que lá pelas tantas surge essa mesma cozinheira, destemida e resoluta a provar a rã.  A turma vibra! Só falta o escargot, dentro da casca e sobre uma cama de sal, lindo, esperando ser espetado e saboreado. E não é que a Lydiane tomou folego, deu dois passos para trás, pegou impulso e provou o molusco. A galera foi ao delírio!!! Uma salva de palmas para a Lydiane, que deixou de seu paladar pueril e tomou coragem para virar cozinheira!

E aqui as fotos do dia de hoje:

Escargots

Rãs com molho de manteiga, salsinha e alho

Boef Borguignon

Eis o momento que separa as meninas das mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário