segunda-feira, 30 de maio de 2011

Bebico

No Le Bernardin, os cozinheiros usam bebico sem reclamar.

Fim de semana em São Paulo

O Pablo Gallardo me convidou para a festa de um ano da loja que ele é sócio, TAG and JUICE e na hora aceitei e me programei para dar um pulo em Sampa nesse final de semana em que o Gil Scott-Heron faleceu. Acabei indo com a Tina e a filha dela, a Carol. Fomos de carro e elas ficaram na cada do Zé, um amigo delas, que conheci na sexta-feira mesmo. A festa foi bacana mesmo, aconteceu no barracão de ensaio da escola de samba pérola negra, que fica pertinho da loja em questão. Rolou muita música boa das duas da tarde até as dez da noite. Encontrei uma galera, o Netão, o Pulice, o Pablo e o sócio dele, o Billy, a Fernanda, tudo isso regado a cerveja e "krep's suiço"de queijo. Animal. E para coroar a história teve até Voodoo Hamster Roller Race, que é uma espécie de Rock'n'rollo paulista. Desafiei o brother Netão e sifudi. Mas foi bom pacas! Depois rolou um rodízio ogro (sem fotos desta vez) e no domingo, uma polenta com molho Mamma Liberatta, receita gentilmente cedida pelo Julian, que faz muito marmanjo chorar e muita princesa virar caminhoneira. Ah, lembram-se dos doces nos post recentes? Acabou na sobremesa de domingo. Ah, em tempo, antes de ir na festa da TAG, rodamos um pouco até a Vila Madalena e por acaso passei pelo Café da Isabela Raposeiras, que tinha visto outro dia num blog e achei ducaralho. E de fato é. Agora vai ser difícil superar esse café. 


O café e torrado na loja mesmo, veja lá Rodrigo.
Espresso com grana padano






O nome é coffee lab, mas para que se o produto é muito bom? Sinceramente, frescura de marqueteiro. Mesmo assim, vale muito conferir o local. 
Tem de alinhar os ponteiros das duas bikes.



Pronto? Se eu ganhar tu tira esse bigode, beleza?

VAI, VAI, VAI PORRA, VAI, PEDALA!!!!!

Ganhei, o bigode fica, merrmão!
Salada oriental de repolho, polenta cremosa e molho mamma liberatta

Tem mais polenta, Zé?
Janynne aguardando pacientemente a sua vez.


Confeitaria, parte II

Na sexta feira-passada rolaram mais produções doces, creme brulée, pudim de leite, sorvete de baunilha, sorbet de frutas, enrolar os doces e banhá-los no fondant (esse não fizemos) e no caramelo (esse fizemos) e de quebra arrumar uma muda de roupa para ir para São Paulo. Foda mesmo foi que não tinha luz até as dez da manhã, o que para confeitaria não é bom pois precisamos da balança elétrica para medir tudo. Mas no final deu certo e dentro do tempo estabelecido.


Doce de coco, olho de sogra, camafeu e de castanha do pará.

Olho de sogra

Camafeu

Clô, Antonio, Maeta e Lígia

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Confeitaria

O módulo de confeitaria começou nesta terça-feira, tudo bem básico mas bem legal. Para quem sempre foge de preparações e doces, estou gostando bastante. Esse festival de doces vai até dia 10. Haja açúcar. Não ser por que mas estou me lembrando da Carol Garofani.

Esta torta quem fez foi o professor

Esta fui eu quem fez

Cookies de aveia

Torta de limão siciliano

Torta de morango e tartelettes de carambola

Torta frangipane de pêras

Cheese cake

As produções do dia e das demais praças

X-Cake do Emanuel e da Clô

Dando um conferes na praça.

Professor Renato avaliando as produções

Evento de final de módulo de cozinha fria

No fim de cada módulo acontece um evento, que também vale como avaliação dos alunos para compor a nota. Nesta segunda-feira passada fizemos um de cozinha fria, daí rolou terrines, galatine, canapés, saladas e patês.


Espelho de queijos

Guioza frito com molho bangcoc.


Patê en croute

Canapés de azeitona e de gravd lax

Guiozas ou dumplings fritos com molho bangcok

Engenho Central, Piracicaba

Neste final de semana passado fui a Piracicaba ver a feira das nações. É um evento anual com comida de vários países de de outras localidades do Brasil. É aquela festa com barraquinhas e comidinhas para lá e para cá. Mas o ponto alto mesmo foi ter conhecido o Engenho Central, uma construção datada de 1881 que  hoje em dia é um espaço cultural. Tem alguns prédios que estão ok, outros meio fudidos e alguns em reforma. Fica a dica!








Workshop com o Chef Domenico Ciccheti

Outro dia teve uma palestra e recrutamento do Grande Hotel Hyatt São Paulo, onde alguns funcionários explicaram como é trabalhar no hotel, depois rolou um workshop com o Chef Domenico Ciccheti. Foi bem básico, ele fez um arroz de forno, cozido com um molho de tomate, linguiça, ervilhas, favas verdes e queijo. Depois vai pro forno e para gratinar.





Cozinha italiana

Eu me internei na biblioteca nas últimas semanas, tudo por causa de uns questionários de Ciência dos Alimentos de Nutrição, que, por sinal valem nota. Mas a recompensa veio antes do esperado. Num dia desses, estava com o Gaeta e a Tina por lá (na biblioteca) e depois de estudar e tal, já indo embora, passei para na Coordenação e falar com a Prof. Mariana. Foi quando ela nos convidou para uma degustação de comida italiana, do terceiro período de gastronomia. Eram seis praças servindo massas, risottos e tudo mais. Estava bom pacas, e a galera está de parabéns.

Tina e Léo

Catarina fugindo da foto