terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mas afinal, o que é paella? (parte 2)

Chegando ao litoral, o prato passou a ser elaborado com frutos do mar, recebendo o nome de Paella marinera. Passado o tempo, as receitas se misturaram, dando origem à Paella mista (terra e mar) e criou-se ainda a Paella negra, incorporando-se a lula com a sua tinta. Hoje são mais de mil variações. Mas a tradição manda que o prato seja feito em fogo de lenha, ao ar livre e por homens, num verdadeiro show de talento e sensibilidade, pois trata-se de um prato sofisticado pela plástica de sua apresentação e de ponto delicado (um minuto a mais ou a menos pode colocar pontos negativos no resultado final). Ao contrário do risotto italiano, o arroz deve ficar seco e solto.

Alguns estudiosos acreditam que o grau de dificuldade é o que leva o homem espanhol, tão cioso de sua virilidade, ao desafio de preparar este prato, mais ou menos como o nosso churrasco, pedindo licença aos churrasqueiros de plantão, que é uma verdadeira demonstração pública de competência no preparo de um prato realmente trabalhoso e saboroso.

(este texto foi escrito por Allan Vila Espejo, publicado em algum lugar da net, há tanto tempo que já não está mais disponível. Sorte que tenho guardado no computador.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário