domingo, 29 de agosto de 2010

Mas afinal, o que é paella? (parte 1)

Festa sem Paella na Espanha? Isso é uma inverdade! Este prato, além de excelente, completo e de consumo comunitário, faz parte da história e tradição dos meus antepassados. Hoje é muito apreciada também no Brasil. Valem alguns esclarecimentos básicos a respeito:

ingrediente básico é o arroz, ao contrário do que se pensa a respeito dos frutos do mar;

Paella é o nome do utensílio, redondo de diâmetro grande e raso, para facilitar a mistura dos ingredientes, cozinhando tudo por igual;

tem duas variantes genéricas: a que é feita ao ar livre em dias de festa e a que é feita no dia-a-dia, no fogão.


O prato nasceu na na região de Valência, entre os séculos XV e XVI, como alimento de camponeses que saiam para o trabalho rural levando uma porção de arroz, azeite de oliva, sal e o recipiente para cozinhar. No seu ambiente de trabalho encontravam o restante dos ingredientes: carnes de caça e legumes da estação. A madeira das laranjeiras era utilizada como lenha para o fogo, dando o sabor característico ao preparo da verdadeira Paella valenciana. Depois de muito tempo que o frango entrou como parte dos ingredientes, pois era uma ave muito nobre na época. (continua)


(este texto foi escrito por Allan Vila Espejo, publicado em algum lugar da net, há tanto tempo que já não está mais disponível. Sorte que tenho guardado no computador.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário