Ontem foi dia de Steak au Poivre Vert no Culinária Afetiva Restaurante Particular. A entrada foi salada caprese com tomate confit, Steak au Poivre Vert com Purê de Batatas e de sobremesa, Banoffi Pie.
A salada caprese eu fiz uma vez no ano passado como entrada do almoço de final de módulo de habilidades básicas do Senac de Águas de São Pedro e estava com vontade de repetir esse prato.
O processo de confitar o tomate é simples, deixa num forno com temperatura muito baixa tomates quese embebidos no azeite e ervas frescas. Se o forno for a gás, dá para deixar a porta entreaberta para não ficar muito queite. O ideal é entre 50 e 60 graus Celsius. Deixe no forno por duas horas e coloque para densansar. Na foto abaixo os tomates estão no forno.
Muita gente acha e jura de pé junto que o steak au poivre vert é com mingon, mas ele é com contra filé. Eu usei filé argentino e o migon fica mais inteiro, a apresentação fica um pouco mais refinada. Se bem que dá para tirar o miolo do contra que fica bonito igual. Na foto abaixo eu amarrei e espetei os filés e deixei marinando com a pimenta verde picada e conhaque.
A turma que compareceu, e aliás, tem comparecido!!!
Flambando os filés para fazer o molho.
A Banoffi Pie foi tão rápida que não deu para fazer fotos.
A todos meus agradecimentos, fechando o mês de julho e iniciando um ótimo agosto.
Um abraço afetivo,
Rodrigo Santiago.