quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Culninária Materialista

“(...) o que é, afinal, uma receita? Num sentido metafórico a receita é uma espécie de caminho ou via crucis para a construção do gosto, como uma linguagem que liga quem cozinha a quem come por meio de um intermediário material – o alimento.

É justamente na busca de maior familiaridade como o cozinhar que nos debruçamos sobre as receitas. Mas essa idéia também faz parte da armadilha sobre o cozinhar: a noção de que os saberes culinários são transmitidos primordialmente por meio das receitas está longe de ser verdadeira. Apesar disso, os meios de comunicação continuam repetindo essa falácia, em vez de desenvolverem um tratamento critico sobre as formas de aprendizado culinário. Enfim, aqueles que se aproximam da cozinha com intenção de cozinhar precisam se perguntar: o que são as recitas e para que servem?” (pp. 21-22)


Esta citação é do livro Culinária Materialista, de Carols Alberto Dória. Ele é professor de sociologia da alimentação no SENAC/SP e escreveu este maravilhoso texto sobre a construção do sabor. Vale a leitura.






Nenhum comentário:

Postar um comentário