domingo, 26 de dezembro de 2010

Festa de Natal

Depois daquela comidarada seca, fui na casa do Marcelo, molhar a garganta e festejar até as cinco da matina. Valeu pelo convite, man!


sábado, 25 de dezembro de 2010

Clube da Janta

O ano termina com um começo: é o Clube da Janta. Tem o Clube da Luta, não é? Daí pensei, por que não Clube da Janta? Convenhamos, eu não queria usar o nome "Supper Club" é pernóstico por motivos óbvios. Pois bem, a idéia surgiu para retomar o ambiente pequeno e aconchegante de um restaurante, em que você realmente é o centro das atenções. Tudo foi feito para quem for jantar. E não é no restaurante, é em casa (taí outro nome: "Ô lá em casa", mas também deixei de lado). 

A partir da terceira semana de janeiro ocorrerá semanalmente o Clube da Janta, com menus simples e certeiros, como a salada verde com molho de mel e açafrão, e o mignon com pimenta verde com batatas como prato principal que você vê nas fotos abaixo e frutas vermelhas na calda de hibiscos e manjericão e creme fresco. Lamento não ter as fotos da sobremesa, foi tudo muito rápido. Funciona assim, eu ligo uma semana antes convidando para o jantar, informando o cardápio e o preço. Até lá e um bom 2011.


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Culinária afetiva na Mídia Impressa

Essa matéria é antiga, mas vale a pena para deixar o registro neste blog. A matéria saiu no blog do Celso (clique aqui) em 24.07.2010.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Panela de Barro Capixaba

Tem uns que dizem que moqueca é a baiana, tem outros que dizem que moqueca é a capixaba e que na Bahia se faz peixada. Há argumentos fortes para ambas as opiniões. Eu entendo que essa distinção não passa de regionalismo e marquetingue culinário. Dá até para lançar uma idéia semelhante com o nosso barreado; onde se faz o melhor? Em Antonina ou em Morretes? Pronto tá lançada a celeuma, a rusga, a competição. Mas no final das contas todos saem ganhando, baianos e capixabas e o resto dos brasileiros, pois tem diversidade e coisa e tal. Para mim ambas são ótimas, e depende do que eu estou a fim de comer e cozinhar. A única coisa que realmente faz diferença é a panela de barro para a moqueca capixaba, pois o solo é muito ferroso e, consequentemente, o barro, matéria prima das panelas também. Isso faz com que a panela esquente por inteira, inclusive dos lados. Uma vez fui para Vitória e comprei uma para mim e um jogo de panelas para um grande amigo que se casara e até o presente momento não tinha dado o presente de casamento para ele. Então prometi as panelas e uma moqueca capixaba. Ficou uma delícia. Vejam as fotos e a receita abaixo.








Moqueca Capixaba:

Ingredientes:
2 kg de peixe fresco de carne branca e consisência firme (badejo, cação, robalo)
4 a 5 maços de coentro;
2 cebolas pequenas;
Tomate a gosto;
2 limões;
Azeite
Urucum;
Pimenta a gosto;
Farinha de mandioca.

Modo de Fazer:
Limpe bem o peixe, corte-o em postas e deixe-o em uma vasilha com sal e o suco de 1 limão. Conserve assim pelo menos por uma hora. Separe a cabeça para o pirão. Utilizando uma panela de barro grande, coloque as duas colheres de óleo, uma de azeite, cebola verde, cebola branca, coentro picado, tomate em rodelas ou em pedaços e o colorau. Em seguida arrume as postas do peixe e repita a camada de temperos picados. Não adicione água ou sal. Cozinhe em fogo brando e quando abrir fervura, coloque umas poucas gotas de limão. Não espere ferver, caso contrário o peixe endurece! Tampe. Espere uns 10  minutos e experimente o sal.

Para o Pirão, o processo é o mesmo. Depois de cozida a cabeça, acrescente água fervendo e deixe que a carne cozinhe até quase desmanchar. Retire os ossos, experimente o sal e acrescente a farinha de mandioca, mexendo sempre para não embolar. Pronto! Sirva na panela de barro e tenha um bom apetite!



Café da manhã dos campeões

Uma das idéias que tivemos para a edição passada da Fixolimpíadas era fazer o café da manhã dos campeões, como parte integrante dos eventos juntamente com o Culinária Afetiva. Mas a bebedeira foi tamanha e a turma acabou se dispersando que deixamos a idéia de lado. Porém como hospedei uma três fixeiros de São Paulo, a manhã chuvosa de domingo acabou sendo motivo para fazer o decantado café. Eis a foto, por @pedaline.


sábado, 11 de dezembro de 2010

Cupcakes de Natal Carmelodrama


Eis uma pausa para os reclames comerciais, cupcakes da Caramelodrama Confeitaria, são bons, bonitos e baratos. Aí vai o texto da Carol, autora dos doces natalinos.

"O ano passou rápido, não foi? Já estamos no último mês do ano, as cidades e shoppings decorados para o Natal, tudo lotado, crianças de férias, correria… então que tal aliviar um pouco sua carga da festa do dia 24 e encomendar cupcakes para o Papai Noel?

Os cupcakes são um doce muito versátil, fácil de comer e que enche os olhos. Uma novidade nas sobremesas!
Claro que para o Natal preparei sabores especiais! Além dos normais de sempre, estes são exclusivos!
Lembrando que as encomendas são para CURITIBA somente, ATÉ O DIA 18/12. Quantidade limitada!
-
Sabores:
Amêndoas com ganache de chocolate e buttercream de chocolate
Cerejas frescas com buttercream de laranja
Coco com buttercream de coco
ENCOMENDAS:
R$60,00 a dúzia
Escreva para contato@caramelodrama.com ou ligue (41) 9965-3936.
Entregas até o dia 25/12, pedidos até 18/12, somente para CURITIBA.
Os sabores normais, baunilha, chocolate, limão, etc, também estão disponíveis, com decoração especial de Natal.
-
Aproveitem, última oportunidade do ano! ;)"


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Culinária Afetiva na Fixolimpiadas

Este sábado o Culinária Afetiva recebeu a galera da bike em peso bem como uma turma que não tem bike, afinal é um espaço aberto a amantes da culinária. Só deu tempo de tirar duas fotos dos pratos. Mas quem foi provou o molho mamma a liberatta e viu que mata a pau. Valeu galera!

Talharim fresco com molho mamma à liberatta.

Salada verde com molho de limão sisciliano grelhado.


P.S.: Fico devendo as fotos do affogato de frutas vermelhas.


Aniversário da Carol Garofani

Ontem foi aniversário da Carolina Garofani, uma incansável colaboradora do Culinária Afetiva, uma amiga desbocada e elegante ao mesmo tempo. Um feliz aniversário, que venham outros e mais outros, com muito açucar e sem leite condensado. Para quem não sabe ela se recusa terminantemente a cozinhar com leite condensado, o que deixa seus pratos mais interessantes. E a cada evento que faço com ela, sempre tenho uma grata surpresa. Vida longa a Carol Garofoda!


Postkarte von Loriots website geklaut.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Culinária Afetiva na Fixolimpiadas



O Culinária Afetiva ataca nas Fixolimpíadas. Mas afinal o que é fixolimpíadas? Trata-se de uma reunião de bicicleteiros que andam de roda-fixa em torno de competições em várias modalidades (corrida, subida de ladeira, arrancada, derrapada (skid) entre outras). O pontapé inicial deste evento será na sexta-feira com a segunda edição do Rock'n'rollo, que é uma corrida de bicicletas sobre rolos de treinamento, ligado a um velocimetro e dentro de um bar com muita música, algazarra, rock'n'roll e alcool. Elas acontecem duas vezes por ano, uma em São Paulo, outra em Curitiba. As atividades iniciam no sábado de manhã e a partir do meio dia terá uma confraternização sob a batuta do Culinária Afetiva. Entretanto este é um evento aberto a todo mundo que goste de comer bem. Não precisa ser bicicleteiro, ciclista, fixeiro e os cambau para participar do Culinária Afetiva. 

A escolha do molho é uma singela homenagem ao dileto amigo Julian Irusta, pois esta é uma receita do pai dele, que está num emocionado post no blog palitonageral.blogspot.com

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Culinária Afetiva no Lançamento do Livro do Ricardo Krieger

O paisagista paranaense, Ricardo Krieger, é tema do livro biográfico de autoria de seu filho, Robson Krieger. Responsável por romper com o preconceito da araucária e, consequentemente, a paisagem, que levava a pecha de acadêmica, Krieger forja sua importância no cenário artístico e histórico no Paraná. O lançamento foi neste domingo, com direito a quitutes afetivos: vychissoise, gazpacho, caponatta e mini hamburgeres de trigo, estes dois últimos feitos por Frare & Dulcio Gastronomia.  Além do livro a exposição conta com obras inéditas de Ricardo Krieger.


As fotos serão postadas depois.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Culinária Afetiva na Tag and Juice

O que é Tag and Juice? É uma loja de cultura urbana e bicicletas de roda fixa. Comandada pelo Pablo Gallardo e o Billy Castilho, surgiu como uma alternativa as demais lojinhas urbaninhas há um ano atras. Lá tem espaço para muita coisa: rodas fixa, livros, galeria de arte, café e aos finais de semana sempre rola um evento unido tudo isso embalado com música, vídeo e comidinhas. É aí que eu entro, nesta quarta-feira o Diego, the kid, irá abrir sua exposição intitulada "Velocult", que já mostrou aqui no Paço da Liberdade. Daí ele me convidou para aprontar os quitutes para servir. Assim, além das obras do Diego, a turma vai provar rolinhos de papel de arroz puxados no curry verde com molho de pimenta agri-doce.  Veja o material abaixo.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Culinária afetiva na Mídia Impressa

 Eis um print do site da Folha de Londrina, pois o link é acessível aos cadastrados, daí posto assim para facilitar a vida dos leitores deste blog.

Para ler em tamanho maior, é só clicar nas imagens.



Fonte:
http://www.bonde.com.br/folha/folhad.php?id_folha=2-1--5222-20101120 

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Culinária Afetiva Convida

Só para lembrar a todos que neste sábado, dia 20.11.2010 tem mais uma edição do Culinária Afetiva. Desta vez não estarei pilotando o fogão mas sim os talentosos Rodrigo Dulcio e Mariana Frare com um menu delicioso que veio ao encontro do espírito do Culinária Afetiva, ou seja, comida feita por amigos e para amigos. Despretensiosa, saborosa, com alguma referência algum sentimento ou sensação boa que paira na memória. Culinária sem rodeios ou firulas, simples e direta. 

Clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Receita da semana: Nasi Goreng

Nasi goreng é um prato indonésico servido como café da manhã por aquelas bandas. Leva arroz do dia anterior, alho, pimenta, cebola, ceboura, uma pasta que depois explico como se faz, pure de tomate, kecap (não é ketchup, mas sim molho de soja asiático), arroz camarão, vagens, peru ou frango, cebolinha, ovo frito, cebola frita, e uma guarnição de pepino e tomate. A pasta de nasi goreng é assim: pimenta do reino, macadâmia, noz moscada, capim limão, gengibre, alho, galangal (que é parecido com gengibre), alho, curcuma, açucar de palmeira, pasta de camarão, suco de limão e óleo, tudo amassado no pilão.

Achei esse vídeo na internet, é bem didático.


Você pode encontrar variações desse prato, pois se trata de uma criação popular, sujeita a variações. É claro que tudo tem limites, você não vai colocar queijo roquefort ou usar carne de barreado em vez do camarão. Mas vai que fica bom, dá até para tentar.

Estou pensando em fazer um evento com esse prato, que tal?

sábado, 13 de novembro de 2010

Culinária Afetiva em Ponta dos Ganchos


Neste final de semana nos preparamos para uma incursão gastronomica em outras terras. Fomos convidados pela diretoria do Iate Clube de Caiobá para fazer dois jantares na Sub-sede que fica em Ganchos, no município de Governador Celso Ramos, a 50 km de Florianópolis. A região é bem acidentada, o que faz ter várias praias pequenas exclusivas. O acesso é público e e bem tranquilo, poucas pessoas vão. O lugar em si fica numa praia que não tem construção além da sub sede e de uma associação de pescadores. Além disso, tem umas barracas de pescadores e dois bares, onde come-se muito bem.

O cardápio ficou assim, no sábado, entrada de salame espanhol, presunto cru e linguiça com pesto de rúcula. O prato principal é salada e paella. E de sobremesa, brownie (da Carol Garofani) com sorvete de creme e calda de chocolate. Ah, e para beber vai ter sangria.

No domingo o jantar será assim: um aperitivo de conserva de pepino no shoyu, uma entrada de rolos de arroz com carne de siri. O prato principal será pad tai e de sobremesa, sorvete de creme com calda de frutas vermelhas.

Depois posto mais fotos.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Culinária de Los Muertos - Fotos

Aqui estão as fotos o Culinária Afetiva, edição do Dia de Los Muertos, com direito a um rolê de bike no dia anterior, todos devidamente caracterizados de caveiras e tal. Veja as fotos aqui, aqui e aqui. 

Seguem meus agradecimentos ao Paulo Zanatta, Gabi Ginger, Carol Garofani, Bruno Hoffmann, Rafael Trucker, Camile Laufer, Guilherme Caldas, Fernanda Ayres, Maria Fernanda, Gabriel Lima e a todos que compareceram para celebrar os nossos antepassados, beber tequila, comer comida mexicana e se divertir noite adentro.

As fotos são da Maria Fernanda, talentosa estudante de fotografia.