terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Panela de Barro Capixaba

Tem uns que dizem que moqueca é a baiana, tem outros que dizem que moqueca é a capixaba e que na Bahia se faz peixada. Há argumentos fortes para ambas as opiniões. Eu entendo que essa distinção não passa de regionalismo e marquetingue culinário. Dá até para lançar uma idéia semelhante com o nosso barreado; onde se faz o melhor? Em Antonina ou em Morretes? Pronto tá lançada a celeuma, a rusga, a competição. Mas no final das contas todos saem ganhando, baianos e capixabas e o resto dos brasileiros, pois tem diversidade e coisa e tal. Para mim ambas são ótimas, e depende do que eu estou a fim de comer e cozinhar. A única coisa que realmente faz diferença é a panela de barro para a moqueca capixaba, pois o solo é muito ferroso e, consequentemente, o barro, matéria prima das panelas também. Isso faz com que a panela esquente por inteira, inclusive dos lados. Uma vez fui para Vitória e comprei uma para mim e um jogo de panelas para um grande amigo que se casara e até o presente momento não tinha dado o presente de casamento para ele. Então prometi as panelas e uma moqueca capixaba. Ficou uma delícia. Vejam as fotos e a receita abaixo.








Moqueca Capixaba:

Ingredientes:
2 kg de peixe fresco de carne branca e consisência firme (badejo, cação, robalo)
4 a 5 maços de coentro;
2 cebolas pequenas;
Tomate a gosto;
2 limões;
Azeite
Urucum;
Pimenta a gosto;
Farinha de mandioca.

Modo de Fazer:
Limpe bem o peixe, corte-o em postas e deixe-o em uma vasilha com sal e o suco de 1 limão. Conserve assim pelo menos por uma hora. Separe a cabeça para o pirão. Utilizando uma panela de barro grande, coloque as duas colheres de óleo, uma de azeite, cebola verde, cebola branca, coentro picado, tomate em rodelas ou em pedaços e o colorau. Em seguida arrume as postas do peixe e repita a camada de temperos picados. Não adicione água ou sal. Cozinhe em fogo brando e quando abrir fervura, coloque umas poucas gotas de limão. Não espere ferver, caso contrário o peixe endurece! Tampe. Espere uns 10  minutos e experimente o sal.

Para o Pirão, o processo é o mesmo. Depois de cozida a cabeça, acrescente água fervendo e deixe que a carne cozinhe até quase desmanchar. Retire os ossos, experimente o sal e acrescente a farinha de mandioca, mexendo sempre para não embolar. Pronto! Sirva na panela de barro e tenha um bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário