sexta-feira, 22 de julho de 2011

TEDxCampos - parte 2

No outro post sobre o o TEDxCampos só foram fotos e tal, agora deixo minha breve impressão do evento. E escolha do lugar foi acertada, Campos do Jordão, no Grande Hotel Senac, que também possui uma escola de gastronomia. Poderia ter sido em Águas de São Pedro, eis que é uma cidade menos concorrida. Desde logo senti uma dificuldade em encontrar lugar para ficar. Isso sem mencionar que era final de semana dos dias dos namorados. Era praticamente impossível encontrar um lugar para ficar somente uma noite e o preço era mais alto do que a média. Mesmo assim fui, sem saber onde iria dormir e como iria voltar. Combinei com o Vinicius que também foi selecionado e a Mariana, coordenadora do curso de gastronomia. Resumindo essa parte, deu tudo certo, no final das contas achei um lugar para ficar e a volta foi tranquila. Parei em São Paulo e depois voltei para Águas de São Pedro. 

A organização do evento estava boa, nos receberam, nos deram uma pulserinha (daquelas de shows e boates, sabe?) e fomos para o hotel. Lá, nos encaminharam para o auditório, onde recebemos uns brindes e esperamos o começo das palestras. Para quem não sabe TED é um evento que começou em meados da década de 90 em Monterrey, Califórnia, como uma série de palestras em um dia somente e de periodicidade anual. O objetivo era juntar várias pessoas para espalhar suas idéias. Por lá passaram desde Bill Clinton até ganhadores do Prêmio Nobel.  Mais informações aqui. A partir disso este formato foi replicado ao longo do globo terrestre com o nome TEDx, pois eram eventos independentes (daí o "x"). "Espalhando boas idéias", esse é o mote do evento. Desta vez o mote foi "Alimentando boas idéias", pois o tema foi gastronomia. Foram 16 pessoas convidadas a palestrar. Eis o site do evento: www.tedxcampos.com.br. Mas voltando aos palestrantes, seguem os nomes: Vitor Sobral, João Corbisier, Paulo Tiefenthaler, Juliana Motter, Carmen Correia, G. Gavin, Rony Cácio, Marcelo Fernandes, Luciana Quintão, Cláudia Mattos, Laura de Santi Sprada, Flávia Quaresma, José Barattino, os irmãos Rubino, Marcelo Traldi e Simone Mattar. Mestre de cerimônias foi o crítico gastronômico Josimar Melo. A platéia era de cerca de 130 pessoas, das mais variadas procedências, cozinheiros, professores, blogueiros, jornalistas, estudantes e por aí vai. Além disso o evento contou com a apresentação de dois músicos: Fabiana Cozza e Wilson Simoninha. Cada um falou cerca de 20 minutos sobre suas experiências, vidas, trabalhos que desenvolvem, tudo relacionado a gastronomia. 

Os trabalhos foram iniciados pelo Alexandre Franzolim, acho que foi ele quem organizou boa parte do evento (se estiver errado alguém me corrija ou complemente a informação). De tudo que vi, percebi que a bola da vez é a slow food, pois em quase todas as palestras, o assunto da comida saudável, justa e saborosa era trazido a baila. Nos próximos posts escreverei mais sobre isso. Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário