domingo, 26 de dezembro de 2010

Festa de Natal

Depois daquela comidarada seca, fui na casa do Marcelo, molhar a garganta e festejar até as cinco da matina. Valeu pelo convite, man!


sábado, 25 de dezembro de 2010

Clube da Janta

O ano termina com um começo: é o Clube da Janta. Tem o Clube da Luta, não é? Daí pensei, por que não Clube da Janta? Convenhamos, eu não queria usar o nome "Supper Club" é pernóstico por motivos óbvios. Pois bem, a idéia surgiu para retomar o ambiente pequeno e aconchegante de um restaurante, em que você realmente é o centro das atenções. Tudo foi feito para quem for jantar. E não é no restaurante, é em casa (taí outro nome: "Ô lá em casa", mas também deixei de lado). 

A partir da terceira semana de janeiro ocorrerá semanalmente o Clube da Janta, com menus simples e certeiros, como a salada verde com molho de mel e açafrão, e o mignon com pimenta verde com batatas como prato principal que você vê nas fotos abaixo e frutas vermelhas na calda de hibiscos e manjericão e creme fresco. Lamento não ter as fotos da sobremesa, foi tudo muito rápido. Funciona assim, eu ligo uma semana antes convidando para o jantar, informando o cardápio e o preço. Até lá e um bom 2011.


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Culinária afetiva na Mídia Impressa

Essa matéria é antiga, mas vale a pena para deixar o registro neste blog. A matéria saiu no blog do Celso (clique aqui) em 24.07.2010.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Panela de Barro Capixaba

Tem uns que dizem que moqueca é a baiana, tem outros que dizem que moqueca é a capixaba e que na Bahia se faz peixada. Há argumentos fortes para ambas as opiniões. Eu entendo que essa distinção não passa de regionalismo e marquetingue culinário. Dá até para lançar uma idéia semelhante com o nosso barreado; onde se faz o melhor? Em Antonina ou em Morretes? Pronto tá lançada a celeuma, a rusga, a competição. Mas no final das contas todos saem ganhando, baianos e capixabas e o resto dos brasileiros, pois tem diversidade e coisa e tal. Para mim ambas são ótimas, e depende do que eu estou a fim de comer e cozinhar. A única coisa que realmente faz diferença é a panela de barro para a moqueca capixaba, pois o solo é muito ferroso e, consequentemente, o barro, matéria prima das panelas também. Isso faz com que a panela esquente por inteira, inclusive dos lados. Uma vez fui para Vitória e comprei uma para mim e um jogo de panelas para um grande amigo que se casara e até o presente momento não tinha dado o presente de casamento para ele. Então prometi as panelas e uma moqueca capixaba. Ficou uma delícia. Vejam as fotos e a receita abaixo.








Moqueca Capixaba:

Ingredientes:
2 kg de peixe fresco de carne branca e consisência firme (badejo, cação, robalo)
4 a 5 maços de coentro;
2 cebolas pequenas;
Tomate a gosto;
2 limões;
Azeite
Urucum;
Pimenta a gosto;
Farinha de mandioca.

Modo de Fazer:
Limpe bem o peixe, corte-o em postas e deixe-o em uma vasilha com sal e o suco de 1 limão. Conserve assim pelo menos por uma hora. Separe a cabeça para o pirão. Utilizando uma panela de barro grande, coloque as duas colheres de óleo, uma de azeite, cebola verde, cebola branca, coentro picado, tomate em rodelas ou em pedaços e o colorau. Em seguida arrume as postas do peixe e repita a camada de temperos picados. Não adicione água ou sal. Cozinhe em fogo brando e quando abrir fervura, coloque umas poucas gotas de limão. Não espere ferver, caso contrário o peixe endurece! Tampe. Espere uns 10  minutos e experimente o sal.

Para o Pirão, o processo é o mesmo. Depois de cozida a cabeça, acrescente água fervendo e deixe que a carne cozinhe até quase desmanchar. Retire os ossos, experimente o sal e acrescente a farinha de mandioca, mexendo sempre para não embolar. Pronto! Sirva na panela de barro e tenha um bom apetite!



Café da manhã dos campeões

Uma das idéias que tivemos para a edição passada da Fixolimpíadas era fazer o café da manhã dos campeões, como parte integrante dos eventos juntamente com o Culinária Afetiva. Mas a bebedeira foi tamanha e a turma acabou se dispersando que deixamos a idéia de lado. Porém como hospedei uma três fixeiros de São Paulo, a manhã chuvosa de domingo acabou sendo motivo para fazer o decantado café. Eis a foto, por @pedaline.


sábado, 11 de dezembro de 2010

Cupcakes de Natal Carmelodrama


Eis uma pausa para os reclames comerciais, cupcakes da Caramelodrama Confeitaria, são bons, bonitos e baratos. Aí vai o texto da Carol, autora dos doces natalinos.

"O ano passou rápido, não foi? Já estamos no último mês do ano, as cidades e shoppings decorados para o Natal, tudo lotado, crianças de férias, correria… então que tal aliviar um pouco sua carga da festa do dia 24 e encomendar cupcakes para o Papai Noel?

Os cupcakes são um doce muito versátil, fácil de comer e que enche os olhos. Uma novidade nas sobremesas!
Claro que para o Natal preparei sabores especiais! Além dos normais de sempre, estes são exclusivos!
Lembrando que as encomendas são para CURITIBA somente, ATÉ O DIA 18/12. Quantidade limitada!
-
Sabores:
Amêndoas com ganache de chocolate e buttercream de chocolate
Cerejas frescas com buttercream de laranja
Coco com buttercream de coco
ENCOMENDAS:
R$60,00 a dúzia
Escreva para contato@caramelodrama.com ou ligue (41) 9965-3936.
Entregas até o dia 25/12, pedidos até 18/12, somente para CURITIBA.
Os sabores normais, baunilha, chocolate, limão, etc, também estão disponíveis, com decoração especial de Natal.
-
Aproveitem, última oportunidade do ano! ;)"


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Culinária Afetiva na Fixolimpiadas

Este sábado o Culinária Afetiva recebeu a galera da bike em peso bem como uma turma que não tem bike, afinal é um espaço aberto a amantes da culinária. Só deu tempo de tirar duas fotos dos pratos. Mas quem foi provou o molho mamma a liberatta e viu que mata a pau. Valeu galera!

Talharim fresco com molho mamma à liberatta.

Salada verde com molho de limão sisciliano grelhado.


P.S.: Fico devendo as fotos do affogato de frutas vermelhas.


Aniversário da Carol Garofani

Ontem foi aniversário da Carolina Garofani, uma incansável colaboradora do Culinária Afetiva, uma amiga desbocada e elegante ao mesmo tempo. Um feliz aniversário, que venham outros e mais outros, com muito açucar e sem leite condensado. Para quem não sabe ela se recusa terminantemente a cozinhar com leite condensado, o que deixa seus pratos mais interessantes. E a cada evento que faço com ela, sempre tenho uma grata surpresa. Vida longa a Carol Garofoda!


Postkarte von Loriots website geklaut.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Culinária Afetiva na Fixolimpiadas



O Culinária Afetiva ataca nas Fixolimpíadas. Mas afinal o que é fixolimpíadas? Trata-se de uma reunião de bicicleteiros que andam de roda-fixa em torno de competições em várias modalidades (corrida, subida de ladeira, arrancada, derrapada (skid) entre outras). O pontapé inicial deste evento será na sexta-feira com a segunda edição do Rock'n'rollo, que é uma corrida de bicicletas sobre rolos de treinamento, ligado a um velocimetro e dentro de um bar com muita música, algazarra, rock'n'roll e alcool. Elas acontecem duas vezes por ano, uma em São Paulo, outra em Curitiba. As atividades iniciam no sábado de manhã e a partir do meio dia terá uma confraternização sob a batuta do Culinária Afetiva. Entretanto este é um evento aberto a todo mundo que goste de comer bem. Não precisa ser bicicleteiro, ciclista, fixeiro e os cambau para participar do Culinária Afetiva. 

A escolha do molho é uma singela homenagem ao dileto amigo Julian Irusta, pois esta é uma receita do pai dele, que está num emocionado post no blog palitonageral.blogspot.com