segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Culinária Afetiva no Lançamento do Livro do Ricardo Krieger

O paisagista paranaense, Ricardo Krieger, é tema do livro biográfico de autoria de seu filho, Robson Krieger. Responsável por romper com o preconceito da araucária e, consequentemente, a paisagem, que levava a pecha de acadêmica, Krieger forja sua importância no cenário artístico e histórico no Paraná. O lançamento foi neste domingo, com direito a quitutes afetivos: vychissoise, gazpacho, caponatta e mini hamburgeres de trigo, estes dois últimos feitos por Frare & Dulcio Gastronomia.  Além do livro a exposição conta com obras inéditas de Ricardo Krieger.


As fotos serão postadas depois.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Culinária Afetiva na Tag and Juice

O que é Tag and Juice? É uma loja de cultura urbana e bicicletas de roda fixa. Comandada pelo Pablo Gallardo e o Billy Castilho, surgiu como uma alternativa as demais lojinhas urbaninhas há um ano atras. Lá tem espaço para muita coisa: rodas fixa, livros, galeria de arte, café e aos finais de semana sempre rola um evento unido tudo isso embalado com música, vídeo e comidinhas. É aí que eu entro, nesta quarta-feira o Diego, the kid, irá abrir sua exposição intitulada "Velocult", que já mostrou aqui no Paço da Liberdade. Daí ele me convidou para aprontar os quitutes para servir. Assim, além das obras do Diego, a turma vai provar rolinhos de papel de arroz puxados no curry verde com molho de pimenta agri-doce.  Veja o material abaixo.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Culinária afetiva na Mídia Impressa

 Eis um print do site da Folha de Londrina, pois o link é acessível aos cadastrados, daí posto assim para facilitar a vida dos leitores deste blog.

Para ler em tamanho maior, é só clicar nas imagens.



Fonte:
http://www.bonde.com.br/folha/folhad.php?id_folha=2-1--5222-20101120 

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Culinária Afetiva Convida

Só para lembrar a todos que neste sábado, dia 20.11.2010 tem mais uma edição do Culinária Afetiva. Desta vez não estarei pilotando o fogão mas sim os talentosos Rodrigo Dulcio e Mariana Frare com um menu delicioso que veio ao encontro do espírito do Culinária Afetiva, ou seja, comida feita por amigos e para amigos. Despretensiosa, saborosa, com alguma referência algum sentimento ou sensação boa que paira na memória. Culinária sem rodeios ou firulas, simples e direta. 

Clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Receita da semana: Nasi Goreng

Nasi goreng é um prato indonésico servido como café da manhã por aquelas bandas. Leva arroz do dia anterior, alho, pimenta, cebola, ceboura, uma pasta que depois explico como se faz, pure de tomate, kecap (não é ketchup, mas sim molho de soja asiático), arroz camarão, vagens, peru ou frango, cebolinha, ovo frito, cebola frita, e uma guarnição de pepino e tomate. A pasta de nasi goreng é assim: pimenta do reino, macadâmia, noz moscada, capim limão, gengibre, alho, galangal (que é parecido com gengibre), alho, curcuma, açucar de palmeira, pasta de camarão, suco de limão e óleo, tudo amassado no pilão.

Achei esse vídeo na internet, é bem didático.


Você pode encontrar variações desse prato, pois se trata de uma criação popular, sujeita a variações. É claro que tudo tem limites, você não vai colocar queijo roquefort ou usar carne de barreado em vez do camarão. Mas vai que fica bom, dá até para tentar.

Estou pensando em fazer um evento com esse prato, que tal?

sábado, 13 de novembro de 2010

Culinária Afetiva em Ponta dos Ganchos


Neste final de semana nos preparamos para uma incursão gastronomica em outras terras. Fomos convidados pela diretoria do Iate Clube de Caiobá para fazer dois jantares na Sub-sede que fica em Ganchos, no município de Governador Celso Ramos, a 50 km de Florianópolis. A região é bem acidentada, o que faz ter várias praias pequenas exclusivas. O acesso é público e e bem tranquilo, poucas pessoas vão. O lugar em si fica numa praia que não tem construção além da sub sede e de uma associação de pescadores. Além disso, tem umas barracas de pescadores e dois bares, onde come-se muito bem.

O cardápio ficou assim, no sábado, entrada de salame espanhol, presunto cru e linguiça com pesto de rúcula. O prato principal é salada e paella. E de sobremesa, brownie (da Carol Garofani) com sorvete de creme e calda de chocolate. Ah, e para beber vai ter sangria.

No domingo o jantar será assim: um aperitivo de conserva de pepino no shoyu, uma entrada de rolos de arroz com carne de siri. O prato principal será pad tai e de sobremesa, sorvete de creme com calda de frutas vermelhas.

Depois posto mais fotos.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Culinária de Los Muertos - Fotos

Aqui estão as fotos o Culinária Afetiva, edição do Dia de Los Muertos, com direito a um rolê de bike no dia anterior, todos devidamente caracterizados de caveiras e tal. Veja as fotos aqui, aqui e aqui. 

Seguem meus agradecimentos ao Paulo Zanatta, Gabi Ginger, Carol Garofani, Bruno Hoffmann, Rafael Trucker, Camile Laufer, Guilherme Caldas, Fernanda Ayres, Maria Fernanda, Gabriel Lima e a todos que compareceram para celebrar os nossos antepassados, beber tequila, comer comida mexicana e se divertir noite adentro.

As fotos são da Maria Fernanda, talentosa estudante de fotografia.



























terça-feira, 2 de novembro de 2010

Culinária Afetiva Familiar

Eis aqui fotos tardias do Culinária Afetiva Familiar, um evento fechado, reservado e exclusivo.